Adoração e serviço

Reconhecemos em cada coração o desejo de comungar com Seu Criador: saborear a doçura da prece, meditar sobre os Textos Sagrados e ser transportado nas asas do espírito. A oração é o alimento da alma, essencial para nosso progresso espiritual, e é capaz de intensificar o amor a Deus e nos fazer aproximar dEle. Devemos buscar viver em estado de oração.

"Faze de minha prece, ó meu Senhor, uma fonte de águas vivas pelas quais eu possa viver enquanto Tua soberania durar, fazendo menção de Ti em cada mundo de Teus mundos."

Bahá'u'lláh
Embora a adoração seja essencial para a vida interior do ser humano e vital para o desenvolvimento espiritual, ela deve também conduzir a atos que expressem exteriormente aquela transformação interior. Os benefícios da adoração são concretizados e se tornam duradouros quando são traduzidos em um serviço dinâmico e desinteressado à causa da humanidade.

"a adoração…, não importa quão exaltada sua concepção e apaixonada no fervor, jamais poderá esperar realizar algo além dos resultados escassos e muitas vezes transitórios obtidos pela contemplação do asceta ou da comunhão do adorador passivo."

Shoghi Effendi

Adoração e serviço são conceitos intimamente relacionados, centrais quando consideramos o avanço da civilização. Através da interação dessas duas dimensões da vida espiritual, diferentes atividades sociais, humanitárias, educacionais, científicas e religiosas ganham forma, criando um novo padrão de como a sociedade pode ser. Em suas vidas diárias, os bahá’ís buscam promover um padrão de vida comunitária que reflita esses dois aspectos inseparáveis.