INTRODUÇÃO À FÉ BAHÁ'Í

A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta independente, estabelecida em mais de 100.000 localidades em países e territórios do mundo, fundada por Bahá’u’lláh. Ela preconiza o princípio da unidade como base fundamental de seus ensinamentos. Este princípio abarca a unicidade de Deus, que é considerado Uno, Fonte de toda criação e presente em todas as coisas.

A Fé Bahá’í também considera a unicidade das religiões central em seus ensinamentos. No decorrer da história, Deus enviou à humanidade uma série de Educadores divinos — conhecidos como Manifestantes de Deus — cujos ensinamentos estabeleceram as bases para o avanço da civilização. Estes Emissários de Deus são encarregados de prover o estímulo espiritual e moral para cooperação e progresso humanos. Ainda que alguns nomes desses grandes Luminares da humanidade tenham se perdido, outros resplandecem nos anais do passado por terem revolucionado o pensamento, gerado imenso conhecimento, e por inspirarem o surgimento de civilizações. (1)

Bahá’u’lláh, o mais recente desses Mensageiros, explicou que as religiões do mundo provêm da mesma Fonte e em essência são sucessivos capítulos de uma única religião advinda de Deus.

Considera-se também a unicidade da humanidade, representada por uma diversidade cultural e racial que pode ser comparada a folhas de uma mesma árvore, conforme afirmado pelo próprio Bahá’u’lláh: “Vós todos sois as folhas de uma só árvore e as gotas de um só oceano”. (2)

Nascido na antiga Pérsia (hoje Irã), Bahá’u’lláh iniciou sua Missão em 1863, proclamando ensinamentos e princípios avançados desde Sua época e que continuam a ressoar para aqueles(as) que se pautam pela busca do bem comum e da justiça social. Nas centenas de volumes publicados durante Sua vida, Bahá’u’lláh elaborou outros princípios e leis que são a base para a unicidade. Dentre estes princípios, além da unicidade (de Deus, da religião e da humanidade), estão a igualdade racial, a igualdade entre mulheres e homens, paz mundial, eliminação de todas as formas de preconceitos, eliminação de extremos de riqueza e pobreza, educação obrigatória universal, harmonia entre ciência e religião, entre outros.

Os bahá’ís acreditam que a necessidade atual e urgente da humanidade é encontrar uma visão unificadora do futuro da sociedade, e da natureza e do propósito da vida. Isto pode ser alcançado através da conexão entre desenvolvimento individual e coletivo. Parte-se da ideia de que o indivíduo tem um duplo propósito em sua existência: de um lado, o desenvolvimento de virtudes para seu avanço individual (tais como amor, compaixão, generosidade e senso de justiça), de outro, a contribuição para o bem estar comum com o engajamento ativo em ações como educação (espiritual e material), promoção da justiça social, da igualdade racial, desenvolvimento científico, entre outros.

Inspirados na vida e obra de Bahá’u’lláh, uma diversidade de pessoas no Brasil e no mundo estão buscando dar realidade a seus Ensinamentos com esta perspectiva de cumprir com um duplo propósito de contribuir para o desenvolvimento de qualidades individuais conectado com o avanço da coletividade. Para isso, a Fé Bahá’í e suas atividades são abertas a todas e todos que compartilham dos mesmos interesses de desenvolvimento da humanidade.

1. Casa Universal de Justiça, Mensagem a Todos que celebram a Glória de Deus, Outubro de 2017.

2. Bahá’u’lláh. Epístolas de Bahá’ú’lláh, Bishárát (Boas Novas)

“As diferentes religiões se baseiam numa só verdade; por isso sua realidade é uma só. ”

- ‘Abdu’l-Bahá