Paz

Bahá’u’lláh, Profeta-Fundador da Fé Bahá’í, inúmeras vezes enfatizou a importância da promoção da paz. Ele menciona que esta deve estar fundamentada na justiça, e deve ter como condição primordial o reconhecimento da unicidade do gênero humano. Isso implica compreender a humanidade como um único corpo, unida, capaz de operar através do princípio da justiça. Como prevê Bahá’u’lláh, uma educação pela paz, que considere os valores espirituais em comum, é capaz de gerar um novo mundo, em que “essas lutas, carnificinas e discórdias devem cessar, e todos os homens serem como uma família…”. (1)

Ele conclamou que “todos os homens se tornem irmãos; que os laços de unidade e afeição entre os filhos dos homens sejam fortalecidos” (2). Esta mensagem de amor, reconciliação e promoção da paz ressoa hoje em cada ação, inspirada na Figura Sagrada de Bahá’u’lláh, que se engaja na construção da paz desde o nível local até o internacional.

A comunidade bahá’í está preocupada com as necessidades da época atual. Por isso, se dedica em uma pauta propositiva pela transformação social em temas como meio-ambiente, igualdade de gênero, direitos humanos, juventude e desenvolvimento (3). Para isto, individualmente e como comunidade, os bahá’ís se dedicam a aprender a “erguer comunidades vibrantes com visão orientada para fora”, a “propiciar progresso espiritual e material” e a “contribuir para os discursos que influenciem o rumo desse progresso” (4).

Localmente, os bahá’ís têm se engajado no diálogo com outras organizações religiosas e sociais preocupadas com a promoção de valores em prol da cultura de paz. Reconhece-se aqui que a fonte de conflito e guerra é uma concepção materialista presente de maneira forte nas normas sociais e instituições contemporâneas, sendo assim necessárias ações que superem uma visão de mundo auto-interessada e competitiva.

Para lidar com este desafio, a perspectiva bahá’í se ampara na ideia de que a “natureza humana pode ser caracterizada por capacidades duais para o egoísmo e altruísmo, competição e cooperação” (5) e, deste modo, a educação tem um papel primordial em desenvolver uma dimensão ou outra.

Logo, desenvolver serviço altruístico para o melhoramento da sociedade torna-se central para a promoção da paz. Somente a educação é capaz de superar uma perspectiva meramente materialista e se voltar a valores espirituais universais como generosidade, bondade, amor, justiça e unidade. A promoção desta educação tem sido feita por milhões de pessoas engajadas nos projetos educacionais bahá’ís para todas as faixas etárias.

1. Bahá’u’lláh. A Proclamação de Bahá’u’lláh. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fb000002.pdf. Acesso: 13 Out. 2021.

2. Bahá’u’lláh. A Proclamação de Bahá’u’lláh. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fb000002.pdf. Acesso: 13 Out. 2021.

3. Sabet, Ariane. 2004. “Bahá’u’lláh Concept of Collective Security in Historical and Theoretical Perspective”. In: Lerche, C. Healing the Body Politic. Oxford: George Ronald.

4. A Casa Universal de Justiça, 30 de dezembro de 2021, Aos bahá’ís do mundo.

5. Ferreira, M. and Karlberg, M. 2017. “Bahá’í Faith”. In: Paul Joseph Editor, 2017. The SAGE Encyclopedia of War: Social Science Perspectives, Thousand Oaks,, CA: SAGE. pp. 131-133.