ESPIRITUALIDADE

“Ó Filho do Ser! Com as mãos do poder, Eu te fiz; com os dedos da potência, Eu te criei; e dentro de ti coloquei a essência de Minha luz”. Bahá'u'lláh

Os escritos bahá’ís afirmam que todos os seres humanos foram criados através do amor de Deus com a capacidade de reconhecer os Seus sinais e refletir a Sua beleza. Somos dotados de uma alma imortal que está exaltada acima da matéria e não possui distinção de gênero, cor, nacionalidade ou classe social.

Tal como um espelho, a alma humana é capaz de refletir a luz dos atributos divinos. Qualidades como a justiça, a generosidade, a excelência e o amor podem caracterizar cada vez mais as diferentes facetas de nossas vidas – seja na busca por adquirir conhecimento, na formação de uma família, nos ofícios e profissões em que nos envolvemos, no cuidado com o meio-ambiente, ou nas inúmeras relações que nos conectam aos demais.

Há uma conexão entre as capacidades que desenvolvemos e a contribuição que oferecemos à vida da sociedade. Para os bahá’ís, o propósito de nossa existência é contribuir ao bem-estar da sociedade ao mesmo tempo em que desenvolvemos nossas próprias capacidades. Esse propósito se realiza mais plenamente em uma vida de serviço à coletividade em que oferecemos nosso tempo, energia, conhecimentos e recursos ao progresso social. Ao conduzir vidas caracterizadas pela adoração ao Criador e pelo serviço à humanidade trilhamos um caminho espiritual.

"O propósito para o qual os homens mortais entraram, vindos do absoluto nada, nos reinos da existência, é que possam trabalhar para a melhora do mundo e para viverem juntos em concórdia e harmonia”

Bahá'u'lláh
A vida da alma se estende muito além da experiência neste plano terreno. Os bahá’ís acreditam que essa é uma jornada que se estende por toda a eternidade. As qualidades divinas que adquirimos aqui serão necessárias na vida vindoura. Quando o corpo morre, a alma continua a progredir em direção à Deus.