Levantando jovens e adultos para servir à sociedade

Diante dos inúmeros desafios que a humanidade enfrenta, é importante reconhecer que a construção de um mundo melhor requer que um número crescente de pessoas possa se levantar e coletivamente se dedicar ao bem comum. Toda pessoa tem a responsabilidade e o direito de participar desse processo de transformação social.

"Reuniões devocionais são ocasiões em que qualquer alma pode ingressar, inalar as fragrâncias celestiais, saborear a doçura da prece, meditar sobre a Palavra Criativa, ser transportada nas asas do espírito, e comungar com o Bem-Amado."

Para avançar nessa direção, os bahá’ís buscam estabelecer conversas com pessoas em diferentes setores da sociedade sobre o papel construtivo que podem desempenhar no avanço de sua família, comunidade e da sociedade em geral. Essas conversas exploram a visão de indivíduos que podemos nos tornar e da sociedade que podemos construir. Nesse contexto, a necessidade de se preparar para uma vida de serviço ganha relevância.

Respondendo a essa necessidade, a comunidade bahá’í oferece um programa para que jovens e adultos possam desenvolver suas capacidades. O programa se baseia nos ensinamentos da Fé Bahá’í e na experiência da comunidade ao redor do mundo de promover uma civilização próspera material e espiritualmente. Ao longo do estudo, os participantes refletem sobre temas relevantes – como a melhora da sociedade, propósito de vida e o papel da educação -, e exploram as implicações para as suas próprias vidas.

A sequência de cursos é organizada de modo a colocar o participante num caminho de serviço, que cada pessoa trilha no seu próprio ritmo, apoiando e sendo apoiado pelos demais. Ao trilhar esse caminho os participantes são convidados a assumir um duplo propósito moral: concentrar-se no próprio crescimento espiritual e intelectual e contribuir para a transformação da sociedade. À medida que se avança no programa, por meio do estudo e da prática, são desenvolvidas uma série de capacidades para servir à coletividade.

Os materiais podem ser estudados por um grupo de amigos que se reúne regularmente, fazendo parte de um círculo de estudos, ou durante uma campanha organizada para estudos intensivos ou ainda em um acampamento durante as férias escolares. Em todos os casos, um membro do grupo que já passou pelos cursos e teve experiência na realização de atos de serviço faz o papel de tutor.