GLORIFICADO ÉS TU, Ó SENHOR MEU DEUS! Minha língua, tanto a do corpo como a do coração, meus órgãos e membros, toda veia que pulsa dentro de mim e cada fio de meu cabelo – tudo proclama que Tu és Deus e não há outro Deus além de Ti. Desde a eternidade estás Tu imensuravelmente elevado acima de toda comparação e toda semelhança, e santificado de tudo o que pertence à criação por Ti moldada. Desde toda a eternidade estás só, não havendo quem possa partilhar de Tua majestosa unicidade, e permaneces muito acima das mudanças e vicissitudes às quais estão sujeitas todas as Tuas criaturas.
E quando intentaste demonstrar o poder da Tua soberana grandeza, glorificar Tua palavra e guiar os passos do Teu povo, ergueste dentre Tuas criaturas Um de Teus servos, a Quem mandaste revelar os sinais da Tua soberania, e O dotaste das claras evidências da Tua unicidade, para que Ele cumprisse Teu testemunho perante toda a criação e consumasse Tua prova diante de todos os homens.
Assim que Ele se revelou – segundo havias ordenado – e chamou Teus servos para se volverem na direção das Tuas dádivas e voltarem suas faces para o horizonte do Teu conhecimento, sinais de dissensão apareceram entre eles. Alguns responderam a Teu chamado, obedecendo sem a mínima hesitação, enquanto outros Te viraram as costas, seguindo os desejos de uma inclinação corrupta.
Imploro-Te, ó meu Deus, por Teu Nome Supremo, que extasies as nações pela potência da Palavra que ordenaste fosse a soberana de todas as palavras – a Palavra graças à qual as valiosas pérolas da Tua sabedoria oculta foram descobertas e os preciosos mistérios em Ti envolvidos se desvendaram. Por Tua graça e bondade, não as prives das coisas que para elas desejaste, nem permitas que se afastem das praias do oceano da Tua presença.
Toda existência, seja visível ou invisível, ó meu Senhor, atesta que Tua misericórdia a tudo excedeu e Tua terna bondade abrangeu a criação inteira. Dirige-lhes, eu Te suplico, o olhar da Tua misericórdia. És Quem sempre perdoa, o Mais Compassivo. Trata-os de acordo com Tua glória, Tua majestade, Tua grandeza, Tua generosidade e Tua graça, e não segundo as limitações que lhes foram impostas ou as múltiplas vicissitudes de sua vida terrena.
Tu, ó meu Deus, sabes que sou apenas um de Teus servos. Saboreei a doçura das Tuas palavras, confessei Tua unidade e Tua unicidade, volvi a face para a Fonte de Teus mais excelentes nomes e à Aurora de Teus atributos transcendentes, desejoso de ser por Ti capacitado para me imergir no oceano da Tua unidade, nas poderosas águas da Tua unicidade.
Ajuda-me por Tua graça fortalecedora, ó meu Senhor, a fazer o que Tu ordenaste e não me negues as coisas que possuis. Extasiame com as maravilhas de Tuas palavras a tal ponto que o ruído e as distrações deste mundo não tenham o poder de impedir que eu me volva a Ti, nem possam abalar minha constância em Tua Causa ou desviar meus olhos do horizonte da Tua graça. Que eu faça, pois, com Teu auxílio, ó meu Deus, o que Te agrade, e cumpra a Tua vontade. Destina-me, ainda mais, o bem deste mundo e do vindouro e ordena-me um assento de verdade em Tua presença. Potente és para fazer o que desejas e reger como Te apraz. Nenhum Deus há senão Tu, o Inatingível, o Todo-Glorioso, o Supremo.
Todo louvor a Ti, ó Senhor dos mundos e Objeto da adoração de todos os seres criados!
Bahá’u’lláh