Promovendo a ação social
Em toda localidade, há inúmeros obstáculos para o progresso social. Seja no âmbito da segurança alimentar, da preservação ambiental, da possibilidade de ter acesso a uma educação de qualidade, na redução da violência ou em questões de saúde. A comunidade bahá’í acredita que precisamos aprender a promover uma sociedade próspera material e espiritualmente.
A ação social da comunidade baháí’í busca melhorar algum aspecto da vida social ou econômica de uma população, não importa quão modestamente, sob a luz dos princípios e ensinamentos da Fé. As iniciativas nesse sentido podem variar desde esforços relativamente informais de duração limitada – como a iniciativa de uma única pessoa ou um grupo de adolescentes – até programas mais elaborados que requerem níveis maiores de complexidade e estrutura.
Ao enfrentar esses desafios, a comunidade bahá’í reconhece a importância de que mais e mais pessoas participem da promoção da justiça. Cada membro da família humana não tem apenas o direito, mas também a responsabilidade de contribuir para o avanço social. Dessa forma, embora a ação social implique na provisão de bens e serviços de alguma forma, sua preocupação principal deve ser capacitar uma dada população para que esta participe na criação de um mundo melhor. Mudança social não é simplesmente um projeto que um grupo de pessoas executa em benefício de outras.
Em diversas localidades ao redor do país, a comunidade bahá’í tem criado uma dinâmica comunitária em que crianças, jovens, adultos e idosos podem desenvolver suas capacidades e refletir sobre como podem contribuir para a melhoria do seu entorno.
Uma questão fundamental nesse sentido é a centralidade do conhecimento na existência social. A perpetuação da ignorância é a mais lamentável forma de opressão; ela reforça os muitos muros de preconceito que permanecem como barreiras para a compreensão da unicidade do gênero humano, simultaneamente a meta e o princípio operacional da Revelação de Bahá’u’lláh. O acesso ao conhecimento é direito de cada ser humano, e a participação em sua geração, aplicação e difusão, uma responsabilidade que todos devem ombrear no grande empreendimento de construir uma próspera civilização mundial – cada indivíduo de acordo com seus talentos e habilidades.
No Brasil, projetos sociais guiados pela comunidade bahá’í estão concentrados especialmente no campo da educação em diferentes cantos do país. Entre os projetos de maior complexidade estão a Escola do Futuro (Manaus-AM), a Escola das Nações (Brasília-DF) e a Associação Monte Carmelo (Porto Feliz-SP).