2023: Ano em análise

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í — À medida que 2023 chega ao fim, o Bahá’í World News Service relembra alguns vislumbres dos esforços em por toda a comunidade bahá’í global para contribuir para o progresso social.

Promover a harmonia social

No meio da turbulência dos assuntos mundiais e conscientes do sofrimento do mundo, os bahá’ís de todo o mundo abriram os seus corações a todos – mães e pais, irmãs e irmãos, vizinhos e colegas – ajudando a criar à sua volta santuários de paz e esperança. Junto com aqueles ao seu redor, eles promoveram novas amizades, não vendo estranhos, mas apenas membros de uma família humana. Mesmo em momentos de profunda dificuldade e perturbações imprevistas, aprofundou-se um desejo coletivo de nos conectarmos uns com os outros, de elevar todas as almas e de contribuir para o bem-estar da nossa sociedade partilhada.

No Brasil , a Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil comemorou o centenário dos esforços da comunidade bahá’í naquele país. A deputada Érika Kokay falou de forma comovente sobre o potencial dos ensinamentos bahá’ís para inspirar maior unidade:

“Neste espaço, que já produziu movimentos e momentos tão antagônicos, nós temos hoje a oportunidade de escutarmos a sinfonia da Comunidade Bahá’í, que é a sinfonia da paz. Porque a humanidade, e é isso que, todos os dias, a Comunidade Bahá’í nos ensina, ela é uma só. E esta unicidade da humanidade está tão presente em qualquer diálogo com a Comunidade Bahá’í. Que o mundo e que o Brasil inteiro possa aprender com os ensinamentos da Comunidade Bahá’í, para que nós possamos dizer que a humanidade é uma só.”

Esse sentimento teve eco no Azerbaijão, onde os debates numa conferência nacional realizada pelo Comité Estatal das Associações Religiosas destacaram o importante papel das vizinhanças no fortalecimento da harmonia social.

“A coexistência pacífica começa no coração do indivíduo; de dentro de sua casa; de sua vizinhança”, disse Ramazan Asgarli, membro do Escritório Bahá’í de Relações Exteriores do Azerbaijão.

Uma recepção especial no Reino Unido marcou o centenário da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís daquele país. A reunião explorou os esforços para promover a harmonia social, concentrando-se no importante papel das relações coesas entre indivíduos, comunidades e instituições no cultivo de uma sociedade mais unificada.

Na região árabe, os fóruns de discussão conhecidos como “majalis” – um termo em árabe que significa locais de encontro tradicionais – têm desempenhado um papel importante na aproximação de diversas pessoas para construir a unidade de pensamento sobre o progresso espiritual e material e sobre a coexistência.

Durante um episódio de podcast do Serviço de Notícias, Saba Haddad, representante do Escritório de Genebra da Comunidade Internacional Bahá’í (BIC), declarou: “Quanto mais olhamos para nossos pontos em comum, mais estamos unidos, enquanto mais olhamos para nossas diferenças, mais estamos divididos.”

Um ensaio publicado no The Bahá’í World destaca a ideia de que as divisões são o resultado de uma crise de identidade, mas se considerarmos a humanidade como uma só, a tensão aparentemente intratável entre a unidade e a diversidade desaparece.

Shahrzad Sabet escreveu: “Longe de ameaçar ou contradizer a diversidade essencial da humanidade, os escritos bahá’ís sugerem que uma identidade humana universal está singularmente equipada para garantir a segurança fundamental e o florescimento das nossas outras identidades, comunidades e afiliações mais restritas.”

Através de um profundo senso de unicidade, transcendendo as diferenças, os amigos abordam questões críticas como a justiça racial. Em Wilmette, Estados Unidos, a Casa de Adoração Bahá’í organizou uma noite de artes e discussões em comemoração ao Mês da História Negra.

Uma nova declaração do Escritório de Bruxelas do BIC explorou uma das questões mais prementes que a Europa enfrenta hoje: como superar o preconceito racial e outras formas de preconceito.

O 30º aniversário da Cátedra Bahá’í na Universidade de Maryland proporcionou uma oportunidade para refletir sobre os esforços de longa data para promover um mundo mais harmonioso. Em homenagem ao 30º aniversário, o prefeito de Athens, na Geórgia , declarou a Semana Mundial da Paz, destacando a unidade, a justiça e a solidariedade humana.

No Cazaquistão , como parte de uma série de discussões intitulada Promovendo o Bem-Estar da Sociedade, artistas e o Escritório Bahá’í de Assuntos Externos exploraram como a expressão da beleza na arte traz à mente pensamentos de harmonia e de elevação do espírito humano, e como as artes podem permitir que as pessoas percebam a nobreza em seus semelhantes.

O Escritório do BIC em Nova Iorque examinou questões relativas à prosperidade humana num fórum na ONU sobre a remodelação do futuro do trabalho .

Liliane Nkunzimana, representante da BIC, afirmou: “Ao enriquecer as conversas sobre o trabalho com a exploração de princípios morais e espirituais relevantes, pode ser promovida uma compreensão mais profunda da necessidade de não só desenvolver as competências e capacidades das pessoas para o emprego, mas também de cultivar o compromisso das pessoas para com a justiça social.”

Harmonia entre ciência e religião

A crescente prevalência da digitalização, da automação e da inteligência artificial revigorou uma série de questões profundas na consciência pública relativas à tecnologia e à harmonia entre ciência e religião.

O Escritório da BIC em Jacarta explorou como as tecnologias digitais podem contribuir para o progresso social. Nas suas observações num painel de discussão, Desytia Nawris, do Escritório, disse: “Se a tecnologia pretende ser um meio para o progresso, então deve reforçar aspirações e princípios nobres, como a unidade e a justiça”.

Matt Weinberg, tecnólogo dos Estados Unidos, disse num podcast gravado pelo News Service: “Não é apenas de metodologia que precisamos, nem são apenas valores, são a metodologia e os valores juntos. Na Fé Bahá’í, essa ideia é expressa mais diretamente como a ideia da harmonia entre o conhecimento científico e religioso.”

Uma declaração divulgada pela BIC explorou porque é essencial integrar diversas perspectivas , especialmente as das mulheres, no processo de concepção e distribuição de tecnologias digitais. Outra declaração conjunta da BIC apelou aos líderes da UE para que examinassem profundamente os desafios sistêmicos na ordem alimentar global à luz do princípio da unidade da humanidade.

47ª conferência anual da Associação de Estudos Bahá’ís (ABS) encorajou os participantes a correlacionarem princípios espirituais com percepções de diversos campos do conhecimento, buscando descobrir novas perspectivas para enfrentar os desafios com que a humanidade se depara.

Uma delegação da BIC participou na cúpula do clima COP28 nos Emirados Árabes Unidos.

Os locais das Casas de Adoração Bahá’í em Santiago, Chile , e Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), foram palco de discussões vibrantes sobre a relação da humanidade com o mundo natural.

Movimento de juventude

Os jovens estiveram na vanguarda das iniciativas de ação social no ano passado, desafiando as opiniões predominantes que os colocam sob uma luz negativa e que os rotulam como rebeldes ou apáticos.

Um episódio de podcast do Serviço de Notícias explorou como o programa de Preparação para a Ação Social (PAS) está aumentando a capacidade dos jovens para aplicarem conhecimentos científicos juntamente com princípios espirituais para o desenvolvimento das suas comunidades. Num outro episódio de podcast , falando sobre o potencial da juventude, Shirin Youssefian Maanian, membro do Corpo Continental de Conselheiros na Europa, disse: “Os jovens têm sede de conhecimento e aprendizagem. Eles querem contribuir para um mundo melhor. E eles também têm uma paixão pela justiça.”

No Quénia, um grupo de jovens gravou e distribuiu programas através de plataformas de mensagens que reúnem percepções e perspectivas de pessoas de diversas origens, enriquecendo conversas sobre temas de progresso social.

Lutando pela igualdade entre mulheres e homens

Em todos estes esforços, mulheres e homens têm trabalhado juntos, lado a lado, para plantar as sementes da igualdade.

Na Índia, a Cátedra Bahá’í de Estudos em Desenvolvimento iniciou uma série de discussões sobre a construção de um mundo mais solidário. Arash Fazli, Professor Assistente e Diretor da Cátedra Bahá’í, disse: “A maneira mais segura de substituir as normas opressivas de gênero é abordar os conceitos e práticas incutidos nas mentes dos jovens desde os primeiros anos no ambiente familiar”. Fazli acrescentou que é necessário “criar meninos e meninas que aspirem a desenvolver as suas capacidades ao serviço da humanidade e do nosso planeta”.

Escritório do BIC em Adis Abeba divulgou um pequeno vídeo explorando o importante papel que as mulheres podem desempenhar no processo de construção da paz.

Na 67ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres (CSW), as contribuições da BIC enfatizaram a importância da integração de diversos pontos de vista e do envolvimento das mulheres no processo de concepção e distribuição de tecnologias digitais.

Num episódio do podcast do Serviço de Notícias (Bahá’í World News Service), Yevgeniya Poluektova, membro do Corpo Continental de Conselheiros da Europa, contou uma história comovente sobre a resiliência das mulheres refugiadas em países europeus que participam em iniciativas de educação moral e espiritual bahá’ís, e apesar nas suas circunstâncias desafiantes, estão encontrando formas criativas de melhorar a vida das suas comunidades.

A Sra. Poluektova disse: “Independentemente de onde você esteja… o empoderamento não é algo que uma ONG lhe dá. Você tem esse poder dentro de si e, ao trabalhar em conjunto com outras pessoas, esse poder se multiplica.”

Conhecida por promover a educação de mulheres jovens, a Escola Internacional Banani, na Zâmbia, celebrou o seu 30º aniversário. A abordagem educacional multifacetada da escola integra atividades intelectuais com a aquisição de compreensão moral e insights espirituais, cultivando um rico ambiente de aprendizagem.

O apelo à igualdade ecoou em todo o mundo em junho, quando a memória das 10 mulheres bahá’ís que foram enforcadas em Shiraz, no Irã, há 40 anos, foi homenageada de inúmeras maneiras.

A campanha “ A nossa história é uma só ” está em ressonância com as aspirações mais profundas das populações de todo o mundo de se voltarem para a unidade em vez da divisão e de verem a interligação das nossas histórias.

Um vídeo produzido pelo serviço de notícias destacou a iniciativa de mídia social #OurStoryIsOne.

Novos começos

O ano passado viu uma série de novos começos.

Na RDC, a primeira Casa de Adoração Bahá’í nacional abriu as portas e a Casa Universal de Justiça também anunciou planos para o estabelecimento de três novas Casas de Adoração Bahá’ís – templos locais em Kanchanpur, Nepal, e Mwinilunga, Zâmbia, assim como um templo nacional no Canadá.

Publicações

Uma série de novas publicações impressas e digitais foram disponibilizadas no ano passado.

Uma  nova edição  da publicação intitulada Para a Melhora do Mundo foi lançada, lançando luz sobre os esforços da comunidade bahá’í para contribuir para o progresso material e social.

O serviço de notícias introduziu duas novas séries de podcasts de vídeo, uma intitulada In Conversation (Conversando) e outra intitulada Insights from the Field (Percepções do campo). Episódios desses podcasts exploraram iniciativas de educação moral e espiritual bahá’ís em comunidades ao redor do mundo, esforços emergentes de ação social na PNG e esforços agrícolas da FUNDAEC, uma organização de inspiração bahá’í, na Colômbia.

língua persa foi integrada ao site do Bahá’í World News Service, e uma nova seção de vídeos foi introduzida, apresentando todas as produções de vídeo do BWNS, incluindo vídeos curtos, documentários e podcasts de vídeo, marcando um aprimoramento notável desde que o Serviço de Notícias foi estabelecido em há duas décadas.

Foi lançada uma nova seção no site Bahai.org, oferecendo uma visão geral do calendário bahá’í e datas significativas.

A ilustre editora George Ronald comemorou 80 anos divulgando publicações sobre a Fé e estimulando a vida intelectual da comunidade bahá’í.

13ª Convenção Internacional Bahá’í

Delegados representado um corte transversal da humanidade elegeram a Casa Universal de Justiça na 13ª Convenção Internacional Bahá’í, uma experiência profundamente comovente que deixou os delegados cheios de inspiração .

Um filme encomendado pela Casa Universal de Justiça foi exibido na Convenção.

Uma recepção especial reuniu dignitários de Haifa e delegados bahá’ís presentes na Convenção Bahá’í Internacional.

A prefeita de Haifa, Einat Kalisch-Rotem, expressou seu profundo apreço pela oportunidade de dirigir-se ao grupo diversificado e sua admiração de longa data pela Fé Bahá’í. “É uma honra para mim estar aqui diante de vocês como prefeita de Haifa, a cidade onde está sediado um de seus símbolos icônicos e um dos lugares mais sagrados e espirituais para a comunidade bahá’í. O Centro Mundial Bahá’í, incluindo o Santuário do Báb e os patamares, é um símbolo do compromisso bahá’í com a unidade, a paz e a igualdade.”

Fornecendo refúgios

Nas comunidades ao redor do mundo, pessoas de todas as origens encontraram refúgio nos muitos esforços bahá’ís de adoração e serviço.

Num episódio de podcast do News Service, um grupo de jovens servindo no Centro Mundial Bahá’í discutiu como os templos bahá’ís dão expressão à interação entre serviço e adoração. 

O gentil apelo à unidade ecoou na Casa de Adoração de Tanna , numa reunião de diversas comunidades religiosas que marcou o 2º aniversário da dedicação do templo. 

Um membro da Assembleia Espiritual Nacional Bahá’í de Vanuatu afirmou que “aqueles que oram dentro das paredes do templo podem sentir a força motivadora do amor, um amor que atrai pessoas de todas as raças e origens, tão necessário nestes tempos difíceis”.

Os participantes de um encontro realizado na Casa de Adoração Bahá’í em Santiago, Chile , discutiram como a religião pode contribuir para a construção de uma sociedade mais coesa.

Um episódio de podcast do News Service explorou ideias sobre como as Casas de Adoração Bahá’ís no Quênia e em Uganda estão enriquecendo a vida comunitária.

Membros de um serviço de emergência estabelecido em Türkiye, após o terremoto devastador que abalou aquela região, observaram como a orientação para o serviço e os laços de amizade que são promovidos através dos esforços de construção da comunidade bahá’í têm sido fatores-chave na resposta à crise.

Construção do Santuário de ‘Abdu’l-Bahá

Em seus esforços, inúmeras pessoas se uniram em seu amor incomensurável por ‘Abdu’l-Bahá, para quem um Santuário está sendo construído.

Um curta-metragem narrando o trabalho de construção foi lançado na Convenção Internacional Bahá’í. Desde então, avançaram os trabalhos da treliça —estrutura de cobertura que atravessa o edifício central do Santuário—, constituindo um marco importante no projeto e revelando pela primeira vez o corpo de concreto concluído .

Uma vez concluída, essa estrutura sagrada servirá como local de oração e contemplação para visitantes de todo o mundo se inspirarem na vida e no trabalho de ‘Abdu’l-Bahá como arauto da paz, como defensor da justiça social e como abrigo para toda a humanidade.


Histórias relacionadas

 

COMPARTILHE:

POSTS RECENTES

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í – Seguindo o anúncio do conceito do projeto para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá alguns meses atrás, a...
MATUNDA, Quênia – Uma presença luminosa em Matunda Soy, Quênia, a primeira Casa de Adoração local Bahá’í no continente africano...
À n Todos aqueles que celebram a chegada do Ano Novo Bahá’í nnn Amigos ternamente amados,n n Neste dia, milhões...
GENEBRA—11 de março de 2022— nn Um novo relatório e seu anexo, “Direitos das pessoas pertencentes a minorias religiosas ou...
Aproximadamente 250 bahá’ís das diferentes regiões do país se reuniram entre os dias 15 e 17 de abril na cidade...
Todos os anos, os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho...