Todos os anos, os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho Nacional de Igrejas (CONIC), abordam temas transversais à própria SOUC. Nessas oportunidades, são incluídas discussões sobre direitos humanos, respeito às diversidades, inclusão de minorias, ações sociais, entre outros.
n
n
E este ano não será diferente. O caderno da SOUC 2022, além de tratar a temática do ecumenismo, refletirá sobre o flagelo da guerra, os embargos econômicos e a perseguição a povos inteiros, como é o caso dos bahá’ís (no Irã), dos curdos e dos palestinos.
nnn
Êxodo forçado
n
n
Apontando para a fuga de cristãos da região, a cartilha da SOUC deixa claro que, lá, isso não acontece exclusivamente com os cristãos. “Os muitos conflitos e tumultos políticos em países como o Líbano, Iraque, Irã, Síria, Egito, Iêmen, Israel, dentre outros, têm levado, entre suas consequências, a uma crescente tendência de imigração cristã. Mas é importante destacar que outros grupos religiosos e étnicos também sofrem os impactos da intolerância e dos conflitos armados, sendo igualmente obrigados a imigrar ou refugiar-se em outros países. A comunidade bahá’í, por exemplo, especialmente no Irã, vem sendo afetada por intermináveis perseguições. Muitas vezes, a única alternativa para eles é o êxodo. Os curdos, grupo étnico com cerca de 30 milhões de pessoas, também têm sido submetidos a sucessivas opressões, e acabam empurrados a uma diáspora forçada. E não podemos esquecer do êxodo palestino”.
n
n
O documento também mostra como as igrejas da região, capitaneadas pelo Conselho de Igrejas do Oriente Médio, têm trabalhado para dar uma resposta a esses desafios. Uma dessas respostas envolve o “esforço para conseguir uma renovação eclesial e teológica capaz de transformar” fortalecendo o papel da “juventude, fortemente impactada pela injustiça social”.
nn
SOUC 2022
n
n
Este ano, a Semana de Oração tem início no dia 29 de maio e vai até o dia 5 de junho. O tema é baseado em Mateus 2:2: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”.
n
n
Os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano. A estrela, que em algumas traduções bíblicas consta como “astro”, seria uma espécie de chamado à unidade, pois foi a partir da visão da mesma que os magos teriam convergido seus caminhos até o nascedouro de Jesus. Segundo explicou o Conselho das Igrejas do Oriente Médio, além do chamado à unidade, a SOUC 2022 é um “convite para trabalharmos juntos”, de modo que possamos construir um futuro “no qual todos os seres humanos possam experimentar a vida, a paz, a justiça e o amor”.
n
n
No Brasil, o material da SOUC foi adaptado pelo CONIC Agreste Pernambucano, organismo regional do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.
n
n
Para baixar os subsídios da SOUC (gratuitamente), clique aqui.
nn
Fonte: Comunidade Bahá’í do Brasil, com informações do CONIC