CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í — Uma recepção realizada em Haifa reuniu mais de 160 delegados e Conselheiros da 13ª Convenção Internacional e cerca de 150 funcionários do governo, diplomatas, líderes da sociedade civil e líderes de comunidades de Fé – judeus, muçulmanos, cristãos e drusos — para explorar o processo eleitoral global associado à Convenção, bem como os esforços bahá’ís de maior amplitude para promover a transformação social.
A prefeita de Haifa, Einat Kalisch-Rotem, externou seu profundo apreço pela oportunidade de se dirigir ao grupo diverso e expressar sua admiração de longa data pela Fé Bahá’í. “É uma honra para mim estar aqui diante de vocês como prefeita de Haifa, a cidade onde está assentado um de seus símbolos icônicos e um dos lugares mais sagrados e espirituais para a comunidade bahá’í. O Centro Mundial Bahá’í, incluindo o Santuário do Báb e os terraços, é um símbolo do compromisso bahá’í com a unidade, paz e igualdade.”
A Dra. Kalisch-Rotem acrescentou: “Como prefeita de Haifa, estou comprometida em defender os valores da Fé Bahá’í e garantir que todos os residentes de Haifa se sintam bem-vindos e valorizados. Nossa cidade é lar de pessoas de diferentes religiões e origens, e acredito que somos mais fortes quando celebramos nossa diversidade e trabalhamos juntos para criar um futuro melhor”.
David Rutstein, Secretário-Geral da Comunidade Internacional Bahá’í, dirigiu-se a este encontro, declarando: “Estamos muito satisfeitos em poder lhes oferecer um vislumbre do mundo bahá’í, cujos representantes viajaram de toda parte para realizar um dever sagrado — eleger a Casa Universal de Justiça, órgão governante supremo do mundo bahá’í”.
Os participantes ouvem os comentários de abertura.
Alguns delegados falaram sobre suas próprias experiências na Convenção. Lyazzat Yangaliyeva, uma delegada do Cazaquistão, disse que o que tornou o encontro particularmente especial foi “ver pessoas de todo o mundo reunidas em um só lugar, unidas em uma responsabilidade comum e sagrada”. A Sra. Yangaliyeva comparou a Convenção a um jardim repleto de flores, cuja beleza é realçada por sua diversidade.
Henry Tamashiro, delegado de Vanuatu, enfatizou o desejo compartilhado por todos os participantes da Convenção de um futuro melhor para as gerações atual e futuras. “Queremos que nosso amanhã seja melhor do que nosso ontem”, disse ele.
Para concretizar esta esperança, disse o Sr. Tamashiro, é necessário uma nova concepção de liderança, baseada no serviço à sociedade. Acrescentou ainda que a participação na Convenção é, em si, uma expressão do desejo por progresso social. “Eleger o corpo governante da Fé Bahá’í realmente nos ajudará em nossa busca por um mundo melhor.”
Um filme de 7 minutos, intitulado Convocando para o Serviço, foi produzido para a ocasião e explora o processo eleitoral bahá’í global, que se distingue pela inexistência de indicações e campanha.
Ariane Sabet, Secretária-Geral Adjunta da Comunidade Internacional Bahá’í, disse que o filme “descreve a forma como a Fé Bahá’í administra seus assuntos e realiza suas eleições, desde as bases até o nível internacional, focando no bem-estar da humanidade. O filme oferece uma visão geral do que é essencialmente uma inovação em governança, que estamos aprendendo a aplicar em circunstâncias cada vez mais complexas”.
Alguns dos delegados da Convenção ao lado de outros convidados especiais na recepção.