Abrindo espaços coletivos para oração

No portão de uma casa, debaixo de uma árvore, no aconchego de uma casa, em um espaço comunitário – reuniões de oração são realizadas em qualquer espaço em que se estabeleça uma atmosfera de reverência e de sincera devoção a Deus, transformando qualquer local em um ponto de luz. Todas as pessoas são bem vindas a participar. Nas palavras da Casa Universal de Justiça:

"Reuniões devocionais são ocasiões em que qualquer alma pode ingressar, inalar as fragrâncias celestiais, saborear a doçura da prece, meditar sobre a Palavra Criativa, ser transportada nas asas do espírito, e comungar com o Bem-Amado."

A Casa Universal de Justiça

As reuniões devocionais podem ter diferentes formas, sendo que entre os seus elementos está a leitura e o canto de orações. Para os bahá’ís, a Palavra Sagrada possui um poder especial, capaz de dotar toda pessoa de uma nova vida. A partir da leitura e da reflexão conjunta, são geradas conversas sobre a vida em sociedade e nossa identidade espiritual.

"Sentimentos de companheirismo e solidariedade são gerados especialmente nas conversações espiritualmente elevadas que ocorrem naturalmente em tais ocasiões, e através das quais a “cidade do coração humano” pode ser aberta."

A Casa Universal de Justiça

Em suas ações, os bahá’ís reconhecem que os espaços dedicados à prece fortalecem a alma e possuem um papel fundamental no avanço social. Seja para enfrentar as dificuldades que se apresentam a toda e qualquer pessoa, seja para lidar com desafios sociais, as reuniões de oração criam um espaço para o avanço coletivo. Deixando de lado os ambientes marcados pela ameaça constante do conflito e pela disputa de interesses, as reuniões devocionais são uma oportunidade para que pessoas de origens diferentes possam estabelecer laços de confiança fundamentados na dedicação sincera ao bem comum.

"... a reunião devocional… representa uma maravilhosa oportunidade para sua comunidade, não somente de adorar ao Todo-Poderoso e buscar Suas bênçãos na sua vida, mas levar aos seus concidadãos as energias espirituais da oração, restaurar-lhes a pureza da adoração, acender em seus corações a fé nas confirmações de Deus, e fortalecer neles, não menos que em si próprios, o anseio em servir a nação e a humanidade e mostrar resiliência construtiva no caminho da justiça".

A Casa Universal de Justiça