“Atos violentos”: houthis armados atacam reunião bahá’í no Iêmen, prendendo pelo menos 17, em nova repressão

COMUNIDADE INTERNACIONAL BAHÁ’Í – NOVA YORK – Homens armados do movimento “houthi” invadiram violentamente uma pacífica reunião dos bahá’ís em Sanaa, Iêmen, no dia 25 de maio, detendo e levando a força pelo menos 17 pessoas, incluindo cinco mulheres. O ataque deixa os bahá’ís iemenitas em choque com esse último golpe para uma comunidade religiosa que é severamente perseguida naquele país. A Comunidade Internacional Bahá’í (BIC) pede a libertação imediata dos detidos.

Um vídeo do último ataque foi captado pelos bahá’ís que participavam do encontro via Zoom.

“Em toda a região árabe, vemos governos se esforçando para trabalhar pela paz, para deixar de lado diferenças sociais ultrapassadas, promover a coexistência pacífica e olhar para o futuro”, disse Bani Dugal, principal representante da BIC nas Nações Unidas. “Mas em Sanaa, as autoridades houthis estão indo na direção oposta, intensificando a perseguição às minorias religiosas e realizando invasões armadas descaradas contra civis, pacíficos e desarmados. Os houthis violaram os direitos humanos dos bahá’ís e de muitos outros, repetidas vezes, e isso deve parar.”

Dois dos detidos eram um jovem casal com um filho de 18 meses. No momento das prisões, a criança estava sob os cuidados dos avós e agora está separada dos pais.

O ataque ocorreu quando um grupo de bahá’ís se reuniu em uma casa particular para eleger o órgão nacional da comunidade bahá’í. Essa ação é uma clara violação da liberdade de religião ou crença e do direito, sob convenções internacionais, de reunir e conduzir assuntos religiosos e comunitários. Os bahá’ís não têm clero e formam conselhos anualmente para ministrar às necessidades espirituais e materiais de suas comunidades.

Os bahá’ís no Iêmen sofreram anos de detenções, aprisionamentos, interrogatórios e torturas e incitações públicas à violência nas mãos dos houthis, que também confiscaram propriedades pertencentes a bahá’ís. Vários bahá’ís iemenitas foram exilados do país. Espera-se que o governo arquive um caso anterior contra 24 bahá’ís.

 “Mesmo enquanto as negociações estão em andamento para acabar com a guerra no Iêmen, vemos as autoridades houthi continuarem a se envolver em atos violentos de perseguição contra seu próprio povo”, disse a Sra. Dugal. “A comunidade internacional deve agora fazer tudo o que puder e exigir que os houthis respeitem os direitos humanos de todos os cidadãos iemenitas, começando com a libertação desses 17 ou mais bahá’ís inocentes presos neste ataque violento e injustificável. Os bahá’ís iemenitas desejam servir seu país, ajudá-lo a superar seus desafios atuais e trabalhar para promover sua paz e prosperidade. É trágico que, neste momento propício, as autoridades houthis optem por agir dessa forma vergonhosa”.

O ataque em Sanaa, no Iêmen, ocorreu quando um grupo de bahá’ís se reuniu em uma casa particular para eleger o órgão governamental nacional da comunidade bahá’í.

Bahá’í World News Service. Original em inglês aqui.

 

COMPARTILHE:

POSTS RECENTES

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í – Seguindo o anúncio do conceito do projeto para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá alguns meses atrás, a...
MATUNDA, Quênia – Uma presença luminosa em Matunda Soy, Quênia, a primeira Casa de Adoração local Bahá’í no continente africano...
À n Todos aqueles que celebram a chegada do Ano Novo Bahá’í nnn Amigos ternamente amados,n n Neste dia, milhões...
GENEBRA—11 de março de 2022— nn Um novo relatório e seu anexo, “Direitos das pessoas pertencentes a minorias religiosas ou...
Aproximadamente 250 bahá’ís das diferentes regiões do país se reuniram entre os dias 15 e 17 de abril na cidade...
Todos os anos, os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho...