Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude deste ano, a Comunidade Internacional Bahá’í lançou uma declaração importante focada na juventude intitulada Na Vanguarda: O Papel da Juventude em uma Sociedade Global em Constante Avanço.
“A juventude do mundo tem um enorme potencial para contribuir decisivamente para a transformação construtiva da sociedade”, disse Cecilia Schirmeister, representante da BIC, quem ajudou a supervisionar o desenvolvimento e a divulgação da declaração. “Onde essa capacidade foi reconhecida, e um esforço consciente foi feito para liberá-la, surgiram novos tipos de colaboração e parceria entre diferentes gerações.”
Apresentando as vozes de jovens e adultos jovens de todo o mundo, a declaração explora lições aprendidas sobre o papel distintivo que os jovens podem desempenhar na mobilização de grandes números de pessoas, de qualquer idade, para se levantarem em ação em prol do bem-estar da sociedade.
” Para conseguir vencer os múltiplos desafios que enfrentam a humanidade… a comunidade internacional precisa de habilidosos jovens líderes, não na casa das dezenas e dúzias, mas sim de centenas de milhares”, afirma a declaração. ” De que maneira populações inteiras – e não apenas pequenos números de indivíduos excepcionalmente motivados ou conectados – vêm a funcionar como atores eficazes que moldam o desenvolvimento de suas sociedades? E qual é o papel distinto que a juventude, em conjunto com outras populações, pode exercer?”
Entre os temas explorados na declaração está o valor observado em programas que ajudam os jovens a aplicar princípios morais e éticos, na ação, para promover tanto o crescimento pessoal como a transformação social.
“Quando apoiados a explorar questões de propósito moral ao longo do tempo e em profundidade, os jovens têm demonstrado uma capacidade muito maior de superar desafios com resiliência, de permanecerem livres de cinismo e amargor diante da adversidade, e de preservarem a esperança e manterem um espírito de alegria mesmo em tempos difíceis”, afirma a declaração. “Tais qualidade permitem os jovens a sustentarem esforços para a mudança social, não apenas por um ou dois anos, mas ao longo de uma vida inteira.”
A declaração também considera a participação dos jovens de forma mais concreta no nível multilateral e dentro do sistema das Nações Unidas. Ela destaca como os processos de transformação que frequentemente ocorrem em nível local se traduzem em processos paralelos no nível internacional, e convida a uma exploração mais aprofundada de como o sistema das Nações Unidas envolve os jovens.