A Casa Universal de Justiça anunciou, no último dia 16 de outubro, que o Brasil está pronto para receber uma Casa de Adoração Bahá’í nacional. A instituição máxima da Fé Bahá’í informou que Brasília foi escolhida como o local para a construção de um dos dois novos templos nacionais.
“Jubilosamente anunciamos que as condições tornaram possível a edificação de mais dois Mashriqu’l-Adhkárs nacionais, um em Brasília, Brasil, e outro em Lilongwe, Malawi, bem como um Mashriqu’l-Adhkár local em Batouri, Camarões”, informou a Casa Universal de Justiça em sua mensagem oficial.
A notícia foi recebida com grande entusiasmo pela comunidade bahá’í brasileira, que há décadas se empenha em contribuir para o desenvolvimento espiritual e social do país. Desde a chegada de pioneiros como Leonora Armstrong, a primeira bahá’í a se estabelecer no Brasil, a comunidade vem crescendo e se destacando por suas ações em prol da educação, justiça social e serviço à comunidade.
As Casas de Adoração Bahá’í, conhecidas como Mashriqu’l-Adhkár – em árabe, “O Lugar do Alvorecer do Louvor a Deus” -, vão além da função de locais de culto. São centros comunitários que integram adoração e serviço, simbolizando a unidade da humanidade e o compromisso com o bem-estar material e espiritual de todos. Elas não são apenas espaços para oração e meditação, mas também pontos focais de ações sociais voltadas ao desenvolvimento das comunidades em seu entorno.
Embora a construção ainda não tenha começado, o anúncio de que o Brasil reúne as condições para abrigar um desses templos nacionais despertou um sentimento de gratidão e motivação entre os bahá’ís e seus amigos. Como ressaltou Liese von Czékus Cavalcanti, membro da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís do Brasil:
“O erigir de uma Casa de Adoração como essa, representa muito mais do que uma conquista para a comunidade bahá’í, é um presente à toda a nação brasileira, um refúgio em tempos desafiadores. A construção do Templo Bahá’í representará um símbolo, um farol de esperança e confiança de que é possível construir uma sociedade voltada à promoção da unidade, do progresso espiritual e da transformação social.”