Chile: Oito anos depois, o templo continua a elevar corações e inspirar serviço

SANTIAGO, Chile — Ao comemorar recentemente seu oitavo aniversário com uma reunião de dois dias com mais de 600 participantes, o Templo ofereceu na ocasião uma oportunidade para refletir sobre como este edifício sagrado se tornou um ponto de transformação espiritual e social na sociedade chilena.

A contribuição do templo para a vida da sociedade se estende muito além de sua impressionante arquitetura— uma obra-prima de design e engenharia de ponta que se assemelha à aparência de uma forma natural que emergiu organicamente de seus arredores.

“Este templo representa um farol de esperança e um local de encontro para todas as pessoas, combinando gentileza e grandeza”, disse Veronica Ore, Diretora do templo, durante as celebrações de aniversário. “Este ponto do alvorecer da lembrança de Deus”, ela continua, “é um refúgio para todos, sem distinção.”

Ela agregou: “Durante esses anos, tivemos o privilégio de nos conectar com comunidades, instituições e autoridades, compartilhando conhecimento e criando laços que transcendem as barreiras sociais.”

Em uma conversa recente com o News Service, a Sra. Ore explicou como a Casa de Adoração, que se ergue graciosamente do sopé da Cordilheira dos Andes, inspirou mais de dois milhões e meio de visitantes desde sua inauguração em 2016 para contemplar as questões fundamentais da vida e explorar seu papel na contribuição para o progresso social.

“Ele serviu como um centro magnético”, disse a Sra. Ore, “acolhendo membros da sociedade civil, líderes de comunidades religiosas, profissionais da mídia e funcionários do governo para examinar questões fundamentais sobre o progresso social, olhando para além de medidas puramente econômicas de desenvolvimento para considerar princípios espirituais como justiça e a nobreza inerente de cada ser humano”, disse ela.

Essas discussões deram origem a várias iniciativas colaborativas com agências governamentais e organizações da sociedade civil sobre temas vitais para o futuro do Chile: construção de cidades prósperas, promoção de uma sociedade coesa e a relação da humanidade com a natureza, dentre outros.

Eventos culturais no templo reuniram corais e artistas em celebrações que apresentam a beleza de diversas expressões culturais, enquanto programas educacionais morais bahá’ís ajudaram os jovens a explorar princípios e desenvolver capacidades para servir às suas comunidades. Por meio dessas iniciativas, participantes de várias origens — incluindo mulheres e povos indígenas cujas vozes foram historicamente marginalizadas — encontraram novos caminhos para contribuir para o progresso social.

“O templo me inspira a servir aos outros porque é um lugar que me ajudou pessoalmente a desenvolver certas qualidades, como amor e compreensão pelos outros”, disse Hasan Guzman, um jovem voluntário no local do templo. “Todos nós que servimos neste lugar estamos sempre conectados espiritualmente com um mesmo propósito.”

Franco Anello, outro jovem voluntário, observou: “Uma das coisas que mais me inspira é ver o impacto nos visitantes — o impacto positivo da esperança, conexão, espiritualidade e paz que eles recebem quando vêm ao templo.”

Refletindo sobre as celebrações, a Sra. Ore disse: “Os encontros do aniversário destacaram como esta Casa de Adoração, emergindo do sopé dos Andes — uma cadeia de montanhas que une o inteiro continente sul-americano — se tornou um símbolo do poder da unidade.”

Abaixo você encontra um vislumbre do evento de aniversário.

A ocasião ofereceu uma oportunidade para os participantes refletirem sobre como a Casa de Adoração se tornou um ponto de transformação espiritual e social na sociedade chilena.

Veronica Ore, Diretora do templo, fez comentários nas celebrações de aniversário, dizendo: “Este templo representa um farol de esperança e um local de encontro para todas as pessoas, combinando gentileza e grandeza. Este ponto do alvorecer da lembrança de Deus”, ela continua, “é um refúgio para todos, sem distinção.”

Eventos culturais no templo, como o apresentado aqui durante o aniversário, reuniram corais e artistas em celebrações que apresentam a beleza de diversas expressões culturais.

A Casa de Adoração inspirou mais de dois milhões e meio de visitantes desde sua inauguração em 2016 para contemplar as questões fundamentais da vida e explorar seu papel na contribuição para o progresso social.

A Casa de Adoração, aberta a pessoas de todas as idades e origens, é um lugar onde a oração e a contemplação inspiram o serviço à sociedade.

COMPARTILHE:

POSTS RECENTES

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í – Seguindo o anúncio do conceito do projeto para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá alguns meses atrás, a...
MATUNDA, Quênia – Uma presença luminosa em Matunda Soy, Quênia, a primeira Casa de Adoração local Bahá’í no continente africano...
À n Todos aqueles que celebram a chegada do Ano Novo Bahá’í nnn Amigos ternamente amados,n n Neste dia, milhões...
GENEBRA—11 de março de 2022— nn Um novo relatório e seu anexo, “Direitos das pessoas pertencentes a minorias religiosas ou...
Aproximadamente 250 bahá’ís das diferentes regiões do país se reuniram entre os dias 15 e 17 de abril na cidade...
Todos os anos, os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho...