“Para a Melhora do Mundo”: Publicação tem nova edição lançada em Convenção Internacional

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í — A nova edição da publicação intitulada For the Betterment of the World (Para a Melhora do Mundo)foi publicada, lançando luz sobre os esforços da comunidade bahá’í, juntamente com atores sociais de todas as esferas da vida, para contribuir para o progresso material e social.

Esta publicação, preparada pela Organização Internacional Bahá’í de Desenvolvimento no Centro Mundial Bahá’í, fornece uma ilustração de como o desenvolvimento social e econômico Bahá’í está sendo realizado.

Uma característica essencial desse empreendimento, afirma a publicação, é uma estrutura em evolução para o aprendizado coletivo, enraizada nos princípios espirituais dos ensinamentos Bahá’ís e na convicção de que todos os seres humanos “foram criados a fim de levarem avante uma civilização destinada a evoluir para sempre”. A publicação explora alguns elementos-chave dessa estrutura, fornecendo exemplos de esforços de todas as partes do mundo.

A edição recém-lançada de “For the Betterment of the World”  explora o processo contínuo de aprendizado e ação da comunidade bahá’í no campo do desenvolvimento social e econômico.

Princípios e abordagens

Ao longo das décadas, o desenvolvimento passou a ser reconhecido como um processo complexo que não pode ser resolvido apenas por abordagens materialistas, afirma a publicação. Os formuladores de políticas e os envolvidos na ação estão cada vez mais interessados ​​em aprender sobre o papel da espiritualidade e da religião na melhoria da prática do desenvolvimento.

“For the Betterment of the World”  examina essa ideia, explorando vários conceitos e princípios que são essenciais para os esforços bahá’ís na ação social, incluindo: unidade e justiça, o chamado para uma reconceitualização das relações que sustentam a sociedade; harmonia entre ciência e religião, destacando que “a religião sem ciência logo degenera em superstição e fanatismo, enquanto a ciência sem religião torna-se apenas um instrumento do materialismo grosseiro”; e a participação universal, exigindo a mais ampla participação de todos os membros da família humana, de todas as origens.

Intimamente relacionado com o objetivo da participação universal está o conceito de capacitação em todos os níveis da sociedade, que considera as pessoas, comunidades e instituições como protagonistas na marcação de seu próprio caminho de desenvolvimento.

Uma implicação desse princípio destacada na publicação é que a mudança social não é um projeto que um grupo realiza em benefício de outro. Em vez disso, ao reconhecer que nenhuma nação ou povo alcançou um estado de verdadeira paz e prosperidade que possa servir de modelo para outros seguirem, o que é necessário é um processo de aprendizagem em cada contexto social e cultural sobre o significado e as implicações do desenvolvimento em todas as suas dimensões – material, espiritual e social.

Um mapa publicado em “For the Betterment of the World” que ilustra as atividades de desenvolvimento de inspiração bahá’í em todo o mundo.

Áreas de atuação e gama de atividades

A publicação explora uma ampla gama de esforços de desenvolvimento bahá’í, desde projetos de base de pequena escala até complexos programas de desenvolvimento implementados por organizações de inspiração bahá’í.

Esses empreendimentos representam respostas às necessidades locais e estão relacionados a uma ou mais áreas, incluindo educação, agricultura, meio ambiente, artes e mídia, saúde, economia local, promoção das mulheres e ajuda humanitária. Os exemplos abrangem uma variedade de ambientes sociais e culturais em todos os continentes, ilustrando que, para a comunidade bahá’í, o desenvolvimento é um processo que envolve necessariamente a construção de comunidades e ações locais em todas as partes do mundo.

A publicação afirma que, ao aprender a combinar as perspectivas da religião e da ciência nesses esforços, podem surgir novas percepções e caminhos para a melhoria da condição humana.

A publicação explora uma ampla gama de esforços de desenvolvimento bahá’í, desde projetos de base de pequena escala até complexos programas de desenvolvimento implementados por organizações de inspiração bahá’í.

Processo de aprendizado contínuo

“For the Betterment of the World” destaca a aprendizagem como tema central e modo de operação nos empreendimentos de ação social bahá’í. Isso envolve estudo, consulta, ação e reflexão contínuos, todos realizados à luz das percepções da ciência e da religião. Esse processo é apoiado por arranjos e estruturas em evolução em todos os níveis, do local ao internacional, para facilitar o aprendizado sobre o desenvolvimento.

Por meio desse processo de aprendizado, percepções de vizinhanças e vilarejos são conectadas a um corpo mais amplo de conhecimento por instituições bahá’ís regionais e nacionais, e a Organização Internacional Bahá’í de Desenvolvimento  serve como uma entidade de aprendizado dedicada a sintetizar experiências mundiais em desenvolvimento.

A sistematização da aprendizagem permite que as comunidades em todo o mundo se beneficiem do crescente corpo de conhecimento sobre o desenvolvimento e contribuam para isso.

Esta última edição de “For the Betterment of the World”  é a quarta da série, com edições anteriores publicadas em 2003, 2008 e 2018. Cópias da publicação foram distribuídas para cerca de 1.400 delegados e Conselheiros que chegaram para a Convenção Internacional Bahá’í, que começou em 29 de abril de 2023. Um cópia da nova edição também pode ser acessada em Bahai.org.

COMPARTILHE:

POSTS RECENTES

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í – Seguindo o anúncio do conceito do projeto para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá alguns meses atrás, a...
MATUNDA, Quênia – Uma presença luminosa em Matunda Soy, Quênia, a primeira Casa de Adoração local Bahá’í no continente africano...
À n Todos aqueles que celebram a chegada do Ano Novo Bahá’í nnn Amigos ternamente amados,n n Neste dia, milhões...
GENEBRA—11 de março de 2022— nn Um novo relatório e seu anexo, “Direitos das pessoas pertencentes a minorias religiosas ou...
Aproximadamente 250 bahá’ís das diferentes regiões do país se reuniram entre os dias 15 e 17 de abril na cidade...
Todos os anos, os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho...