Sem precedentes e desumano: mais de 30 sepulturas novas de bahá’ís falecidos destruídas pelas autoridades iranianas

GENEBRA – 5 de março de 2024 – Mais de 30 novas sepulturas de bahá’ís falecidos em terreno de vala comum em Teerã foram destruídas pelas autoridades iranianas, com as delimitações das sepulturas removidas e tratores usados para nivelar os locais de descanso. A ação também foi realizada para dar a impressão de que a área não continha novas sepulturas.

O governo do Irã tem utilizado este local para enterrar à força bahá’ís há mais de dois anos – sem permitir que as famílias estejam presentes ou respeitar as práticas funerárias bahá’ís. A profanação de locais de sepultura tem sido uma característica constante da campanha de perseguição sistemática aos bahá’ís pelo governo iraniano, que já dura 45 anos, e segue anos de ataques no cemitério.

Mas a destruição desses novos locais de sepultamento representa um ataque sem precedentes e desumano à comunidade bahá’í no Irã.

Os restos mortais desses bahá’ís haviam sido enterrados nos últimos meses apenas, enquanto destruições passadas decemitériosbahá’ís visavam locais que tinham várias décadas.

“Estamos próximos do Nawruz e enquanto famílias que recentemente perderam seus entes queridos ainda estão lamentando a perda, as autoridades iranianas impõem novos horrores sobre eles, provando, em última análise, sua completa desumanidade”, disse Simin Fahandej, Representante da Comunidade Internacional Bahá’í (CIB) nas Nações Unidas em Genebra. “Eles estão destruindo as sepulturas de pessoas que morreram nos últimos meses apenas, ou mesmo algumas semanas atrás, pessoas cujas memórias ainda estão frescas nas mentes e corações de seus entes queridos. Nenhuma norma religiosa ou cultural, em qualquer parte do mundo, apoia esse tipo de profanação cruel. Isso é uma limpeza cultural, através da destruição de sepulturas e cemitérios, com o objetivo de apagar a identidade bahá’í da consciência do povo iraniano.”

Antes da Revolução Islâmica de 1979, a comunidade bahá’í de Teerã possuía um cemitério de 80.000 metros quadrados em Khavaran, e uma propriedade de cemitério de 1,5 milhão de metros quadrados em Kabirabad. Ambas as propriedades foram confiscadas na década de 1980 pela nova República Islâmica e pelo menos 15.000 sepulturas foram demolidas em Khavaran.

Uma propriedade menor de 17.000 metros quadrados conhecida como Golestan Javid – adjacente a uma vala comum de enterro de milhares de prisioneiros políticos executados pelo governo na década de 1980 – foi então concedida à comunidade bahá’í. Mas agora os bahá’ís também têm acesso limitado a este local. Agentes do Ministério da Inteligência assumiram o controle do cemitério em 2021 e têm dificultado cada vez mais o uso do cemitério pelos bahá’ís.

Em 2022, os agentes começaram a enterrar à força bahá’ís falecidos em terrenos estreitos que faziam parte do local da vala comum. Bahá’ís iranianos ficaram chocados com este esforço de usar os restos de seus entes queridos para apagar a história do local da vala comum, que contém os entes queridos de muitos outros iranianos.

Bahá’ís em todo o Irã têm sofrido repetidas violações de seus direitos funerários e de sepultamento desde a Revolução Islâmica – parte de um plano sistemático para “bloquear” o “progresso e desenvolvimento” da comunidade bahá’í em todas as áreas da vida. Relatos ao longo das décadas também surgiram de profanações de cemitérios em Shiraz, Sanandaj e muitos outros locais.

“Na cultura iraniana, cemitérios e locais de sepultamento são sagrados, pois demonstram não apenas respeito aos mortos e suas famílias, mas também como lugares que conotam identidade e cultura. Através deste ato sem precedentes de crueldade absoluta, o governo do Irã mostrou sua impiedade para com aqueles que estão lamentando, e até mesmo para com os mortos, sem consideração pelo que é sagrado”, acrescentou a Sra. Fahandej. “Todos os iranianos estão sofrendo com muitos desafios econômicos e sociais – o que também afeta os bahá’ís que não podem enterrar seus entes queridos em paz, mesmo enquanto são alvo de formas intensificadas e brutais de perseguição nos últimos meses. Dezenas de famílias bahá’ís têm que suportar a angústia de ver os restos de seus entes queridos pisoteados por essas mesmas autoridades que deveriam proteger, não punir, seus cidadãos. O governo iraniano deve parar com a sua limpeza cultural à comunidade bahá’í imediatamente, um ato que mina ainda mais sua própria reputação e credibilidade aos olhos do mundo.”

Fonte: Comunidade Internacional Bahá’í. Leia a versão original aqui.

COMPARTILHE:

POSTS RECENTES

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í – Seguindo o anúncio do conceito do projeto para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá alguns meses atrás, a...
MATUNDA, Quênia – Uma presença luminosa em Matunda Soy, Quênia, a primeira Casa de Adoração local Bahá’í no continente africano...
À n Todos aqueles que celebram a chegada do Ano Novo Bahá’í nnn Amigos ternamente amados,n n Neste dia, milhões...
GENEBRA—11 de março de 2022— nn Um novo relatório e seu anexo, “Direitos das pessoas pertencentes a minorias religiosas ou...
Aproximadamente 250 bahá’ís das diferentes regiões do país se reuniram entre os dias 15 e 17 de abril na cidade...
Todos os anos, os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho...