BRASÍLIA, 10 de maio de 2025. A Comunidade Bahá’í do Brasil começou a realizar o trabalho de identificação e cercamento do terreno onde irá erguer o Templo Nacional Bahá’í do Brasil. Este trabalho marca o desfecho bem-sucedido do processo de demarcação dos limites e da aquisição da propriedade em licitação oficial da Terracap, empresa imobiliária do Distrito Federal, e que contou com consultorias em arquitetura, projetos, jurídica e imobiliária.
Sem dúvida, este é um marco fundamental de natureza prática, mas também deve ser observado em sua natureza simbólica. O ato de identificar o terreno proclama a responsabilidade que a comunidade bahá’í brasileira possui em suas mãos para estabelecer os alicerces neste pedaço sagrado de chão, e erguer este Templo para o Brasil.
O terreno, localizado na região administrativa do Jardim Botânico, a 20 km do Eixo Monumental da capital federal, possui 30 mil metros quadrados e é de fácil acesso desde o aeroporto internacional de Brasília e de diferentes partes do Distrito Federal. Além disso, um destaque significativo é a proximidade em vizinhança da Vila do Boa, bairro da região administrativa de São Sebastião, onde se encontra um dos três centros de intensa atividade devocional e de serviço da comunidade bahá’í local. Essa proximidade também expressa, tanto material como espiritualmente, a forma como a comunidade encara esse empreendimento — ele deve traduzir o espírito de devoção universal e de serviço ao bem comum que é diariamente demonstrado na Vila do Boa e em comunidades bahá’ís de inúmeras outras cidades do Brasil.
Quando concluídos os trabalhos de cercamento, dois portões darão acesso ao terreno. Um para caminhões e maquinário pesado, e outro para visitantes que desejem realizar orações sob à sombra da grande sucupira do cerrado, árvore proeminente no terreno onde reuniões de oração já são realizadas. Em breve, uma placa próxima ao portão de acesso à árvore irá informar sobre a natureza do projeto em desenvolvimento, bem como dar boas-vindas a qualquer pessoa que desejar intencionar suas preces no terreno.